Com toda certeza você já ouviu essa palavra – seja através algum amigo, parente ou colega de trabalho. Afinal, o bruxismo é uma condição que uma boa parte da população apresenta.
Mas você sabe do que se trata realmente?
Em função das perguntas que chegam ate nós no consultório e também de uma enquete no perfil do Instagram constatamos que muitas pessoas têm dúvidas sobre o que o que é o Bruxismo. Inclusive existe uma “confusão” de nomenclatura – muitos pacientes dizem a seguinte afirmação: “Dra/Dr., eu tenho ATM!”
Mas veja, a ATM – articulação têmporomandibular – é uma estrutura anatômica que todos seres humanos possuem. É a articulação entre a nossa mandíbula (osso móvel da parte inferior da boca) e o restante do nosso crânio.
O bruxismo tem relação com o movimento que a mandíbula exerce com a base do crânio, seja após um movimento de apertamento excessivo dos dentes, ou mesmo de ranger os dentes uns contra os outros – para frente e para trás ou para os lados.
Esses movimentos do bruxismo podem ter sim alguma relação com a DTM (disfunção têmporo mandibular) porém são situações distintas. A disfunção pode ter origens diversas, inclusive más formações das bases ósseas, pré disposição genética, ou podem ser causadas por acidentes em que hajam traumas na face.
O movimento do Bruxismo pode acontecer tanto à noite, chamado “bruxismo do sono” ou pode ocorrer durante o dia, quando estamos acordados, “bruxismo da vigília”. Tem origem no nosso sistema nervoso central (SNC), e pode ter vários fatores relacionados .
Fatores estes que podem causar bruxismo, por exemplo:
- SAOS – síndrome da apnéia obstrutiva do sono
- Refluxo gastroesofágico
- Medicamentos (por exemplo: medicações antidepressivas aumentam os episódios de bruxismo)
- Genética
- Obstrução das vias aéreas superiores
- Comportamento do sono
- Estresse.
Faremos mais alguns posts sobre o tema! Fique ligado!
Aqui neste vídeo, você pode assistir sobre este texto!

Por Fernanda Costa Del´Gaudio
Cirurgiã-dentista CRO.DF 6488
Atende na Gaudio – Centro de Odontologia Estética – SIA e Taguatinga