Existem algumas terapias são eficazes para ajudar no controle do bruxismo.
Uma delas é a laserterapia – aplicações do laser de baixa potência, já que tem ação anti inflamatória e ajuda no relaxamento dos músculos que estão rígidos em função do apertamento.
Outra opção de tratamento é a aplicação de toxina botulínica – o popular Botox ® – é uma ferramenta poderosa porque pausa a contração muscular temporariamente, ou seja, os músculos onde for aplicada ficam relaxados. Costuma durar mais do que quando feita apenas para estética facial!
Observação importante: não age na causa, mas relaxa a musculatura, e, obviamente, o Botox®, com esta finalidade só deve ser aplicado em pacientes adultos, crianças em desenvolvimento não podem fazer toxina no rosto, em músculos da mastigação.
O botox® pode ser muito eficaz relaxando a musculatura da face dependendo do nível de apertamento exercido.
Outra terapia que usamos com frequência é um dispositivo interoculsal – placa miorelaxante. Muitas pessoas usam uma placa de silicone, flexível, que contraindicamos fortemente já que há comprovação científica que esta estimula ainda mais o apertamento. A placa é um dispositivo rígido de acrílico, feito exclusivamente para aquele paciente. Portanto, deve-se ir ao consultório dentário para fazer os procedimentos necessários. Ela protege os dentes e tecido periodontal que sustenta os mesmos. É fácil de usar!
Lembrando que todas essas terapias auxiliam no conforto, na proteção dos dentes, mas é de extrema importância descobrir a causa!
Esperamos que o texto tenha te ajudado!


Leia também: 4 Dicas para Evitar Lábios Secos
Forte abraço,
Com carinho,
Fernanda Del´Gaudio
Atende na Gaudio – Centro de Odontologia Estética.