Como falamos no primeiro texto Bruxismo – Entenda! sobre alguns dos fatores causais do Bruxismo é importante salientar que o mesmo representa um SINALIZADOR – pois mostra muitas vezes que algo não vai bem; assim como uma febre, por exemplo, que demonstra que nosso organismo está tentando debelar alguma infecção ou inflamação.
Vamos então algumas dicas que podem ajudar neste processo!
Primeiro de tudo: tenha um diário!
Anote em um caderninho, aplicativo de celular, se você acordou dolorido, com a musculatura “travada”, sentindo desconforto na lateral da cabeça, da face, na frente das orelhas – quando isso aconteceu, se havia tido um dia anterior difícil; caso sua percepção do apertamento seja diurna, registre em quais horários e momentos o apertamento aconteceu. Assim terá um pequeno relatório que poderá auxiliar a melhorar a sua auto observação e também ajudar o profissional que irá te tratar.
Outra dica excelente nos casos em que se tem certeza do apertamento diurno, é utilizar o aplicativo Desencoste – esse aplicativo é programado de maneira individual e gera lembretes para a auto checagem, e, consequentemente desencostar os dentes. Quando estamos trabalhando, ou em repouso, nossos dentes devem estar separados uns dos outros e o lábio selado. Os dentes não devem ficar travados e se tocando, até quando comemos existe o alimento entre as arcadas!
Além do aplicativo, você pode utilizar os “post its” como um lembrete! Espalhe no seu escritório de trabalho, pela sua casa, no armário, no computador, e vai trocando-os de lugar pra te lembrar de desencostar os dentes!
Outro sinal que podemos observar que possuímos bruxismo é se a língua está “dentada”- nas laterais da língua várias marquinhas formando os dentes; se houver uma linha branca na parte interna da bochecha – chamada de linha alba – também é um sinal característico.
Antes de dormir você deve fazer um processo de relaxamento, respirar várias vezes e desconectar sua cabeça para dormir mais tranquilo. Se você sentir dor, pode usar bolsa de água quente para relaxar a musculatura afetada. Obviamente, caso esteja com muito desconforto, usar medicação de relaxamento muscular.
SE OBSERVE!
Nos períodos de muito estresse na sua vida , use alguma estratégia para reduzí-lo !
Um banho quentinho, exercícios físicos, meditação, leitura, pratique algum hobby! Procure relaxar um pouco mais… mesmo que muitas vezes não seja fácil!
Se prepare para dormir – não chegue exausto e simplesmente se jogue na cama, é necessário avisar ao seu organismo que chegou a hora de recarregar as baterias e entrar no modo “relax”. Durante o dia, faça uso dos lembretes aqui sugeridos para te ajudar a não fazer o apertamento e rangimento dos dentes.
Espero que as dicas te ajudem! Aqui elas estão em vídeo:

Com carinho,
Fernanda Costa Del´Gaudio
Cirurgiã-dentista CRO.DF 6488
Atende na Gaudio – Centro de Odontologia Estética – SIA e Taguatinga.